Marinha homologa dragagem e Porto de Suape poderá receber maiores navios do mundo
Dragagem do canal externo do Porto de Suape A Marinha do Brasil homologou a dragagem do canal externo do Porto do Suape, atestando que o acesso tem 20 metros de...

Dragagem do canal externo do Porto de Suape A Marinha do Brasil homologou a dragagem do canal externo do Porto do Suape, atestando que o acesso tem 20 metros de profundidade (veja vídeo acima da obra de dragagem). Com essa certificação, o atracadouro, que fica no Litoral Sul de Pernambuco, poderá receber alguns dos maiores navios do mundo, como os suezmax, tipo de petroleiro cujas dimensões o permitem passar pelo Canal de Suez, no Egito. ✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE Antes da dragagem, Suape só podia receber navios com até 12,8 metros de calado (distância da linha d'água até o ponto mais baixo do casco). Para embarcações maiores, era preciso aguardar condições específicas de maré. A obra começou em 1º de dezembro de 2023, e foi concluída cinco meses depois, em abril de 2024, com a remoção de 1,7 milhão de metros cúbicos em sedimentos. O serviço custou R$ 140 milhões e foi feito pela empresa holandesa Van Oord. Em agosto, os governos federal e estadual assinaram ordem de serviço para dragagem do canal interno de Suape, com investimento total de R$ 217 milhões. Segundo o porto, com a profundidade de 20 metros, embarcações com calado superior a 15 metros poderão atracar sem restrições. Dragagem do Porto de Suape Thiago Gusmão/Divulgação A autorização para a ampliação só veio agora devido à homologação da Marinha. Depois disso, Suape publicou duas portarias estabelecendo os parâmetros para as operações permitidas no porto (acesse aqui). De acordo com o porto, o fim das restrições de calado trazem maior previsibilidade ao planejamento e amplia o aproveitamento da janela de atracação. Suape, atualmente, é líder nacional na movimentação de materiais líquidos, como petróleo e combustíveis. Os navios que, agora, poderão atracar em Suape, como os petroleiros tipo suezmax, têm calado de 17 metros e capacidade de carga entre 140 mil e 175 mil toneladas. Será possível, portanto, aumentar o número de escalas e de volume de carga movimentada por atracação. Isso tudo aumenta a arrecadação com tarifas de uso da infraestrutura aquaviária e terrestre, recolhidas dos operadores portuários, indústrias e investidores do setor logístico e naval. VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias